SIMULADO DE LITERATURA
“..E nunca considerem seu estudo como uma
obrigação, mas sim como uma oportunidade invejável de aprender, sobre a
influência libertadora da beleza no domínio do espírito, para seu prazer
pessoal e para o proveito da comunidade à qual pertencerá o seu trabalho
futuro.”
Albert Einstein
Este Simulado é composto de 20 (vinte) questões,
que abordam o conteúdo das matérias ministradas no 1º semestre do Cursinho
Unifeb
1) (ITA) Qual a alternativa que apresenta
uma associação errada?
A) Arcadismo/Iluminismo
B) Arcadismo/Racionalismo
C) Arcadismo/Anti-Classicismo
D) Barroco/Contra-Reforma
E) Romantismo/Revolução Industrial
2) (ITA) Assinale o que não se refere ao
Arcadismo:
A) Volta aos princípios clássicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a imitação da natureza)
B) Época do Iluminismo (século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade
C) Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat (“corta o que é inútil”)
D) Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras
E) Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres.
3) (UNIV.
CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase
abaixo:
A
linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais
são recursos lingüísticos presentes na poesia ________.
A) subjetiva o verso livre romântica
B) rebuscada a antítese barroca
C) detalhada o subjetivismo simbolista
D) simples a antítese parnasiana
E) arcaica a hipérbole realista
4) (MACKENZIE-SP)
Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
A) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.
B) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista
C) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida .
D) A arte barroca é vinculada à Contra-Reforma.
E) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.
5) (VUNESP) Leia o texto abaixo e responda
a questão a seguir:
Ardor em
firme coração nascido;
pranto por belos olhos derramado;
incêndio em mares de água disfarçado;
rio de neve em fogo convertido:
tu, que em um peito abrasas escondido;
tu, que em um rosto corres desatado;
quando fogo, em cristais aprisionado;
quando crista, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente,
se és fogo, como queimas com porfia?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
como quis que aqui fosse a neve ardente,
permitiu parecesse a chama fria.
pranto por belos olhos derramado;
incêndio em mares de água disfarçado;
rio de neve em fogo convertido:
tu, que em um peito abrasas escondido;
tu, que em um rosto corres desatado;
quando fogo, em cristais aprisionado;
quando crista, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente,
se és fogo, como queimas com porfia?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
como quis que aqui fosse a neve ardente,
permitiu parecesse a chama fria.
O texto pertencente a Gregório de Matos e apresenta quais
características:
A) Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo;
B) Temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo;
C) Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta;
D) Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida;
E) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idéias da ilustração francesa, presente no fragmento acima.
6)(FUVEST)
Movimento estético que gravita em torno de três diretrizes, Natureza, Verdade e
Razão, buscando fazer da literatura a "expressão racional da natureza
para, assim, manifestar a verdade". Trata-se do:
A) Simbolismo
B) Modernismo
C) Neoclassicismo
D) Barroco
E) Romantismo
7) 7) Com
relação ao Marco Inicial, assinale a alternativa cuja obra não corresponde à
Escola Literária.
A)
Arcadismo – OBRAS, de Claudio Manuel da
Costa
B)
Romantismo – SUSPIROS POETICOS E SAUDADES,
de Gonçalves de Magalhães
C)
Barroco - PROSOPOPÉIA, de Bento Teixeira
D)
Parnasianismo - MISSAL e BROQUÉIS,
de Cruz e Sousa
E)
Realismo - MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS (Machado
de Assis) e O MULATO (Aloísio de Azevedo)
8) (UFMG)
O realismo, como escola literária, é caracterizado:
A)
pelo culto da forma;
B)
pelo subjetivismo;
C)
pelo exagero da imaginação;
D)
pela preocupação com o fundo;
E)
pelo objetivismo.
9) A
respeito de Realismo, pode-se afirmar:
I.
Busca o perene humano no drama da existência
II.
Defende a documentação de fatos e a
impessoalidade do autor perante a obra
III.
Estética literária restritamente brasileira; seu
criador é Machado de Assis.
A)
As três afirmações são corretas;
B)
São corretas apenas II e III;
C)
As três informações são incorretas;
D)
Apenas III é correta;
E)
São corretas I e III.
10) Assinale a alternativa que tenha apenas características
do Parnasianismo:
A)
teoria da arte pela arte; métrica perfeita;
busca do nacionalismo;
B)
culto da forma; objetivismo; predomínio dos
elementos da natureza;
C)
sexualidade; hereditariedade; meio ambiente;
D)
preocupação com a forma, com a técnica e com a
métrica; presença de rimas ricas, raras, preciosas;
E)
predomínio do sentimentalismo; vocabulário
precioso; descrições de objetos.
11) (Unip-SP) Não corresponde ao Simbolismo a afirmativa:
A) No Brasil, o Simbolismo começa em
1893 com a publicação de Missal e Broquéis, ambos de Cruz e Sousa.
B) Olavo Bilac, um dos poetas mais
festejados do período, escreveu o poema formal Profissão de fé.
C) Os versos “Vozes veladas,
veludosas vozes,/ Volúpias dos violões, vozes veladas...”fazem parte do poema
Violões que choram.
D) O autor mais representativo desse
movimento - Cruz e Souza - também é chamado de Cisne Negro.
E) Alphonsus de Guimaraens é o autor
de Ismália.
12) (FUVEST-SP) A respeito de Pe.
Antônio Vieira, pode-se afirmar:
A) Embora vivesse no Brasil, por sua
formação lusitana não se ocupou de problemas locais.
B) Procurava adequar os textos
bíblicos às realidades de que tratava.
C) Dada sua espiritualidade,
demonstrava desinteresse por assuntos mundanos.
D) Em função de seu zelo para com
Deus, utilizava-o para justificar todos os acontecimentos políticos e sociais.
E) Mostrou-se tímido diante dos
interesses dos poderosos.
13) A chamada “Trindade Parnasiana” no
Brasil é constituída pelos seguintes poetas:
A) Raimundo Correia, Alberto de Oliveira e Olavo Bilac
B) Olavo Bilac, Raimundo Correia e Cruz e Sousa
C) Olavo
Bilac, Castro Alves e Alberto de Oliveira
D) Castro Alves, Gonçalves Dias e Cruz e Sousa
E) N.d.a.
D) Castro Alves, Gonçalves Dias e Cruz e Sousa
E) N.d.a.
14) (FEI-SP)
Assinale o item que contém somente características românticas:
A)
Subjetivismo. bucolismo, sentimentalismo.
B)
Subjetivismo, nacionalismo, pastoralismo.
C)
Culto à natureza, nacionalismo, culto ao
contraste.
D)
Conceitismo, liberdade de formas, cultismo.
E) Nacionalismo,
culto à natureza, liberdade de formas.
15) (FUVEST-SP) Tomadas em conjunto, as obras de Gonçalves
Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves demonstram que, no Brasil, a poesia
romântica:
A)
Pouco deveu
às literaturas estrangeiras, consolidando de forma homogênea a inclinação
sentimental e o anseio nacionalista dos escritores da época.
B)
repercutiu,
com efeitos locais, diferentes valores e tonalidades da literatura européia: a
dignidade do homem natural, a exacerbação das paixões e a crença em lutas
libertárias.
C)
constituiu um
painel de estilos diversificados cada um dos poetas criando livremente sua
linguagem, mas preocupados todos com a afirmação dos ideais
abolicionistas e republicanos;
D)
refletiu as
tendências ao intimismo e à morbidez de alguns poetas europeus, evitando
ocupar-se com temas sociais históricos, tidos como prosaicos.
E)
cultuou
sobretudo o satanismo, inspirado no poeta inglês Byron, e a memória nostálgica
da Antiguidade clássica, representadas por suas ruínas.
16) (FUVEST-SP)
Entende-se por Literatura Informativa no Brasil:
A) O
conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus, sobre a natureza e o
homem brasileiros.
B) A
história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI.
C) As
obras escritas com a finalidade de catequese do indígena.
D) Os
poemas do padre José de Anchieta.
E) Os
sonetos de Gregório de Matos.
17) (FEI)
Todas as características abaixo aplicam-se ao Simbolismo, exceto:
A) sugestão
de estados da alma.
B) visão
pessoal e, freqüentemente, melancólica e pessimista da vida.
C) volta
aos ideais clássicos de equilíbrio e racionalidade.
D) desejo
de aproximar a literatura da música.
E) presença
da sinestesia, como instrumento de expressão e mescla de sensações.
18) (UFSM-RS)
Autor de Obras poéticas, apresenta, em suas composições, motivos
árcades. Assinale a alternativa que identifica esse autor, associando,
corretamente, seu nome à característica presente nessa obra:
A) Basílio
da Gama — preocupação com feito histórico
B) Tomás
Antônio Gonzaga — celebração da natureza
C) Basílio
da Gama — inspiração religiosa
D) Tomás
Antônio Gonzaga — celebração da amada
E) Cláudio
Manuel da Costa — desencanto e brevidade do amor
19) (UFSM-RS)
Leia os versos de Raimundo Correia e considere as afirmativas que se seguem:
Vai-se a primeira pomba
despertada…
Vai-se outra mais… mais outra… enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia a sangüínea e fresca madrugada…
I. As rimas finais são intercaladas.
II. A estrofe é marcada por aliterações e assonâncias.
III. Os versos são decassílabos, à exceção do segundo que é alexandrino.
Está(ão) correta(s):
Vai-se outra mais… mais outra… enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia a sangüínea e fresca madrugada…
I. As rimas finais são intercaladas.
II. A estrofe é marcada por aliterações e assonâncias.
III. Os versos são decassílabos, à exceção do segundo que é alexandrino.
Está(ão) correta(s):
A) Apenas
I
B) Apenas
II
C) Apenas
I e II
D) I,
II e III
E) Apenas
II e III
20) (PUC-PR)
Observe as afirmações abaixo que definem as principais características de
diferentes correntes estéticas da literatura e aponte a seqüência das que
estiverem corretas:
I. O Romantismo apresenta uma temática voltada à individualidade, chegando ao exagero na exposição dos sentimentos e à subjetividade no julgamento do mundo e dos homens. Mantém a descrição de uma natureza meramente decorativa e busca o hermetismo na poesia.
II. O Parnasianismo foi marcado pelo cientificismo, pela poesia filosófico-científica e socialista, pela recusa à idealização romântica e pelo culto da forma. Já o Simbolismo buscou o culto da forma sonora e visual, o misticismo, o espiritualismo, as expressões do inconsciente e a sugestividade.
III. A produção contemporânea se qualifica pela atomização da palavra, pelo discurso descontínuo e fragmentado, pelo realismo fantástico, pelo experimentalismo, pela associação com a psicanálise e pela mistura de gêneros e estilos.
Está ou estão corretas:
I. O Romantismo apresenta uma temática voltada à individualidade, chegando ao exagero na exposição dos sentimentos e à subjetividade no julgamento do mundo e dos homens. Mantém a descrição de uma natureza meramente decorativa e busca o hermetismo na poesia.
II. O Parnasianismo foi marcado pelo cientificismo, pela poesia filosófico-científica e socialista, pela recusa à idealização romântica e pelo culto da forma. Já o Simbolismo buscou o culto da forma sonora e visual, o misticismo, o espiritualismo, as expressões do inconsciente e a sugestividade.
III. A produção contemporânea se qualifica pela atomização da palavra, pelo discurso descontínuo e fragmentado, pelo realismo fantástico, pelo experimentalismo, pela associação com a psicanálise e pela mistura de gêneros e estilos.
Está ou estão corretas:
A) I,
II e III
B) Apenas
I e II
C) Apenas
III
D) Apenas
II
E) Apenas
II e III
Nenhum comentário:
Postar um comentário