AULA 4 – 14/05/2011
Correção e Comentário aos Exercícios das Aulas 01 e 02
Exercícios Aula 1 – Aspectos Gerais da Literatura
1) Aponte o foco narrativo e o narrador presente no fragmento abaixo, exemplificando:
“Saí, afastando-me dos grupos, e fingindo ler os epitáfios. E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima as alcança a eles mesmos”.
Resp.: O Narrador é Personagem. Identificados através da flexão verbal, pois o foco narrativo encontra-se em 1ª pessoa, como ocorre em “saí” e “afastando-me”
2) A partir dos fragmentos abaixo, classifique o tempo e explique a diferença entre ambos
Texto 1
“Abriu-se a porta do elevador e eu me vi diante do atendente. Meu relógio ficara na secretaria do hospital. Passavam os doentes. Veio o almoço. Li todo um livro. Eu não trocara a roupa. Mandaram-me tomar banho. Vieram me buscar para o chá. E eu continuava na teimosa espera do médico”.
Texto 2
“No dia 25 de outubro de 1975, numa sala de reuniões, precisamente às 15 horas e 27 minutos, o carrasco encontrou a sua presa...”
Resp.: No primeiro fragmento, temos o TEMPO PSICOLÓGICO, ou seja, aquele interposto pela personagem, enquanto no segundo fragmento, temos o TEMPO CRONOLÓGICO, uma vez que foi citado data.
3) “É a contraposição de interesses. Nasce da ação dos desejos que chocam, desejos que são, portanto antagônicos”. Este é um exemplo de:
a) Monólogo
b) História
c) Desfecho
d) Conflito
e) Mundo Psicológico
Resp.: d) Conflito
4) “Indivíduo presente em uma obra literária que tem atitudes uniformes com um só traço psicológico”. O mesmo é classificado como personagem:
a) Surpreendente
b) Imprevisível
c) Complexa
d) Esférica
e) Simples
Resp.: e) Simples
O texto a seguir, se refere às questões 05, 06 e 07.
À hora determinada vieram os dois, padrinhos e afilhado, buscar D.Maria e sua família, segundo haviam tratado: era pouco depois de Ave-Maria, e já se encontrava pelas ruas grande multidão de famílias, de ranchos de pessoas que se dirigiam uns para o Campo e outros para a Lapa, onde, como é sabido, também se festejava o Divino. Leonardo caminhava parecendo completamente alheio ao que se passava em roda dele, tropeçava e abalroava nos que encontrava; uma idéia única roia-lhe o miolo; se lhe perguntassem que idéia era essa, talvez mesmo o não soubesse dizer. Chegaram enfim mais depressa do que supusera o barbeiro, porque o Leonardo parecia naquela noite ter asas nos pés, tão rapidamente caminhara e obrigara o padrinho a caminhar com ele.
(Memórias de um Sargento de Milícias)
5) Quanto ao ambiente:
a) O tempo é psicológico e o espaço é externo
b) O tempo é cronológico e o espaço é interno
c) O tempo é cronológico e o espaço é externo
d) O tempo é psicológico e o espaço interno
e) O tempo é psicológico e o espaço se alterna em interno e externo.
Resp.: c) O tempo é cronológico e o espaço externo.
OBS: “Era pouco depois de ave-maria” – Tempo Cronológico
6) Quanto ao foco narrativo:
a) Narrador personagem – 1ª pessoa
b) Narrador onisciente – 3ª pessoa
c) Narrador observador – 3ª pessoa
d) Narrador participante – 1ª pessoa
e) Narrador psicológico – 1ª pessoa
Resp.: b) Narrador onisciente – 3ª pessoa
OBS: “Leonardo caminhava parecendo completamente alheio...”
7) Quantas personagens são citadas pelo narrador:
a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6
Resp.: b) 3. São elas: Leonardo (afilhado), o padrinho e o D. Maria.
Exercícios Aula 2 – Barroco
1) Leia com atenção o texto:
A Jesus Cristo Nosso Senhor
Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido;
Porque, quanto mais tenho delinqüido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.
Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.
Se uma ovelha perdida e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na sacra história.
Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a, e não querais, Pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
Em relação ao poema e ao movimento literário a que pertence, é correto afirmar que:
I - Figuras, como a antítese, o paradoxo, a hipérbole, o hipérbato, forjam uma linguagem rebuscada, extravagante, requintada, que, no Barroco, recebe o nome de “conceptismo”.
II - A estética barroca reflete, muitas vezes, o conflito entre a experiência terrena (visão antropocêntrica) e a vivência místico-religiosa (visão teocêntrica). No caso do poema de Gregório de Matos, esse conflito se revela na completa submissão de homem a Deus. Ao suplicar o perdão, o “eu poético” mostra que o homem depende de Deus e que Deus não depende do homem para nada.
III - O pedido de perdão dá ao “Senhor” a oportunidade de mostrar seu poder e, com isso, de alcançar a glória. O “eu poético” se comporta como um chantagista: a oportunidade de Cristo mostrar-se magnânimo e glorioso depende da concessão do perdão;
IV - O poema é composto de estrofes regulares, com versos de dez sílabas, chamados de decassílabos e o esquema de rimas é ABBA nos quatetos e CDE nos tercetos.
V - As rimas “pecado”/”empenhado” e “despido”/”delinqüido” são consideradas rimas raras, segundo a orientação textual.
Resposta: Alternativa D) Estão corretas as alternativas III e IV
2) “Sua poesia teve múltiplas dimensões: sacra, moral, erótica e satírica. Suas realizações mais vigorosas tendem a concentrar-se na gozação desbocada, apelando com sucesso para as alusões chulas”.
O texto acima refere-se à obra poética de:
a) Antônio Vieira
b) Alvarenga Peixoto
c) Santa Rita Durão
d) Gregório de Matos
e) Basílio da Gama
Resp.: d) Gregório de Matos
3) Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta:
A cada canto um grande conselheiro,
Que nos quer governas cabana, e vinha,
Não sabem governar sua cozinha,
E podem governar o mundo inteiro.
Em cada porta um freqüentado olheiro,
Que a vida do vizinho, e da viznha
Pesquisa, escuta, espreita, e esquadrinha,
Para levar à Praça, e ao Terreiro.
Muitos Mulatos desavergonhados,
Trazidos pelos pés os homens nobres,
Posta nas palmas toda a picardia.
Estupendas usuras nos mercados,
Todos, os que não furtam, muito pobres,
E eis aqui a cidade da Bahia.
Considere as afirmações abaixo e assinale a opção correta.
I - O texto denuncia a inversão de valores a que a cidade da Bahia estava sujeita, pois: o incompetente mandava; o alcoviteiro triunfava; o honesto era pobre.
II - Os versos 12 e 13 do texto encerram idéias antitéticas, ou seja: por um lado havia muito roubo no comércio da cidade, por outro, as pessoas que não roubavam se mantinham muito pobres.
III - A primeira quadra do soneto elogia os bons mandatários que governavam a cidade da Bahia.
IV - Gregório de Matos, um dos principais representantes do Barroco Brasileiro, cultivou a poesia lírica, satírica e religiosa.
V - O soneto acima pertence à lírica de Gregório de Matos.
VI - O cultismo, uma das características do Barroco, significava o culto por uma forma simples, desprovida de figuras, valorizando o sentido denotativo das palavras.
Resposta: Alternativa a) Estão corretas I, II, IV.
4) Para a estética barroca,
Resp.: Alternativa E
5) Observe o texto de Gregório de Matos e assinale o que for correto.
BUSCANDO A CRISTO
A vós correndo vou, braços sagrados,
Nessa cruz sacrossanta descobertos
Que, para receber-me, estais abertos,
E, por não castigar-me, estais cravados.
A vós, divinos olhos, eclipsados
De tanto sangue e lágrimas abertos,
Pois, para perdoar-me, estais despertos,
E, por não condenar-me, estais fechados.
A vós, pregados pés, por não deixar-me,
A vós, sangue vertido, para ungir-me,
A vós, cabeça baixa, para chamar-me.
A vós, lado patente, quero unir-me,
A vós, cravos preciosos, quero atar-me,
Para ficar unido, atado e firme.
I - O poema “Buscando a Cristo” mostra o processo de reconciliação de um eu - pecador com o Salvador, através de descrição do Cristo crucificado. Essa descrição projetada nos detalhes dos braços, olhos, pés e cabeça torna-se mais clara pelo emprego das antíteses, como se observa, por exemplo, em “braços abertos/cravados” (1ª estrofe) e “olhos despertos/fechados” (2ª estrofe).
II - A marca lírica do poema “Buscando a Cristo” evidencia-se no processo de presentificação do eu – lírico, marcado pelo registro dos aspectos temporais e números-pessoais dos verbos “vou”, “quero”, a que se acrescentam os juízos de valor manifestados pela adjetivação presentificada, por exemplo, em “braços sagrados”, “cruz sacrossanta” e “divinos olhos”
III - Em seu aspecto formal, o poema “Buscando a Cristo” apresenta a forma fixa do soneto: catorze versos de doze sílabas métricas, distribuídos em dois quartetos e dois tercetos. A estrutura rímica segue o esquema ABBA, nos quartetos, e CDC, nos tercetos.
IV - Entre as figuras de linguagem usadas por Gregório de Matos, na construção do poema “Buscando a Cristo”, destaca-se o emprego de anáfora, notadamente nos dois tercetos, em que a repetição de “A vós”, no início dos versos, serve para enfatizar a divindade.
V - As contradições da alma humana, evidenciando o conflito advindo do confronto entre o materialismo renascentista e o espiritualismo medieval, compõem o quadro estético do Arcadismo Brasileiro, movimento literário em vigor no século XVII, do qual Gregório de Matos foi um dos maiores representantes.
Resposta: Alternativa B) Estão corretas as I, II, IV.
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