AULA 2 - BARROCO - EXERCÍCIOS
01. Leia com atenção o texto:
A Jesus Cristo Nosso Senhor
Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido;
Porque, quanto mais tenho delinqüido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.
Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.
Se uma ovelha perdida e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na sacra história.
Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a, e não querais, Pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
(In: Gregório de Matos, Literatura Comentada)
Em relação ao poema e ao movimento literário a que pertence, é correto afirmar que:
I. Figuras, como a antítese, o paradoxo, a hipérbole, o hipérbato, forjam uma linguagem rebuscada, extravagante, requintada, que, no Barroco, recebe o nome de “conceptismo”.
II. A estética barroca reflete, muitas vezes, o conflito entre a experiência terrena (visão antropocêntrica) e a vivência místico-religiosa (visão teocêntrica). No caso do poema de Gregório de Matos, esse conflito se revela na completa submissão de homem a Deus. Ao suplicar o perdão, o “eu poético” mostra que o homem depende de Deus e que Deus não depende do homem para nada.
III. O pedido de perdão dá ao “Senhor” a oportunidade de mostrar seu poder e, com isso, de alcançar a glória. O “eu poético” se comporta como um chantagista: a oportunidade de Cristo mostrar-se magnânimo e glorioso depende da concessão do perdão;
IV. O poema é composto de estrofes regulares, com versos de dez sílabas, chamados de decassílabos e o esquema de rimas é ABBA nos quatetos e CDE nos tercetos.
V. As rimas “pecado”/”empenhado” e “despido”/”delinqüido” são consideradas rimas raras, segundo a orientação textual.
a) Estão corretas apenas I, II, III e IV
b) Estão corretas apenas I, III, IV e V
c) Estão corretas apenas II, IV e V
d) Estão corretas apenas III e IV
e) Todas estão incorretas
2) “Sua poesia teve múltiplas dimensões: sacra, moral, erótica e satírica. Suas realizações mais vigorosas tendem a concentrar-se na gozação desbocada, apelando com sucesso para as alusões chulas”.
O texto acima refere-se à obra poética de:
a) Antônio Vieira
b) Alvarenga Peixoto
c) Santa Rita Durão
d) Gregório de Matos
e) Basílio da Gama
3) Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta:
A cada canto um grande conselheiro,
Que nos quer governas cabana, e vinha,
Não sabem governar sua cozinha,
E podem governar o mundo inteiro.
Em cada porta um freqüentado olheiro,
Que a vida do vizinho, e da viznha
Pesquisa, escuta, espreita, e esquadrinha,
Para levar à Praça, e ao Terreiro.
Muitos Mulatos desavergonhados,
Trazidos pelos pés os homens nobres,
Posta nas palmas toda a picardia.
Estupendas usuras nos mercados,
Todos, os que não furtam, muito pobres,
E eis aqui a cidade da Bahia.
Considere as afirmações abaixo e assinale a opção correta.
I. O texto denuncia a inversão de valores a que a cidade da Bahia estava sujeita, pois: o incompetente mandava; o alcoviteiro triunfava; o honesto era pobre.
II. Os versos 12 e 13 do texto encerram idéias antitéticas, ou seja: por um lado havia muito roubo no comércio da cidade, por outro, as pessoas que não roubavam se mantinham muito pobres.
III. A primeira quadra do soneto elogia os bons mandatários que governavam a cidade da Bahia.
IV. Gregório de Matos, um dos principais representantes do Barroco Brasileiro, cultivou a poesia lírica, satírica e religiosa.
V. O soneto acima pertence à lírica de Gregório de Matos.
VI. O cultismo, uma das características do Barroco, significava o culto por uma forma simples, desprovida de figuras, valorizando o sentido denotativo das palavras.
a) Estão corretas apenas I, II e IV.
b) Estão corretas apenas I, II, III e IV.
c) Estão corretas apenas II, III e IV.
d) Estão corretas apenas III, IV, V e VI
e) Todas estão corretas.
4) Para a estética barroca,
a. O homem é um ser místico; a realidade é feita de sonhos e idealizações, há alta freqüência de metáforas e forte adjetivação;
b. O homem é um ser forte de guerreiro; a realidade é feita de muitas aventuras; a linguagem marca-se por argumentação racional.
c. O homem é um ser equilibrado e poderoso; a realidade é feita de fantasias e sonhos; a linguagem expressa ironia e paradoxos.
d. O homem é um ser místico; a realidade é feita de fantasias; a linguagem se faz de imagens sensoriais, de eufemismos.
e. O homem é um ser instável e impotente, a realidade é feita de opostos; a linguagem se faz com antíteses, paradoxos, contrastes.
5) Observe o texto de Gregório de Matos e assinale o que for correto.
BUSCANDO A CRISTO
A vós correndo vou, braços sagrados,
Nessa cruz sacrossanta descobertos
Que, para receber-me, estais abertos,
E, por não castigar-me, estais cravados.
A vós, divinos olhos, eclipsados
De tanto sangue e lágrimas abertos,
Pois, para perdoar-me, estais despertos,
E, por não condenar-me, estais fechados.
A vós, pregados pés, por não deixar-me,
A vós, sangue vertido, para ungir-me,
A vós, cabeça baixa, para chamar-me.
A vós, lado patente, quero unir-me,
A vós, cravos preciosos, quero atar-me,
Para ficar unido, atado e firme.
I. O poema “Buscando a Cristo” mostra o processo de reconciliação de um eu - pecador com o Salvador, através de descrição do Cristo crucificado. Essa descrição projetada nos detalhes dos braços, olhos, pés e cabeça torna-se mais clara pelo emprego das antíteses, como se observa, por exemplo, em “braços abertos/cravados” (1ª estrofe) e “olhos despertos/fechados” (2ª estrofe).
II. A marca lírica do poema “Buscando a Cristo” evidencia-se no processo de presentificação do eu – lírico, marcado pelo registro dos aspectos temporais e números-pessoais dos verbos “vou”, “quero”, a que se acrescentam os juízos de valor manifestados pela adjetivação presentificada, por exemplo, em “braços sagrados”, “cruz sacrossanta” e “divinos olhos”
III. Em seu aspecto formal, o poema “Buscando a Cristo” apresenta a forma fixa do soneto: catorze versos de doze sílabas métricas, distribuídos em dois quartetos e dois tercetos. A estrutura rímica segue o esquema ABBA, nos quartetos, e CDC, nos tercetos.
IV. Entre as figuras de linguagem usadas por Gregório de Matos, na construção do poema “Buscando a Cristo”, destaca-se o emprego de anáfora, notadamente nos dois tercetos, em que a repetição de “A vós”, no início dos versos, serve para enfatizar a divindade.
V. As contradições da alma humana, evidenciando o conflito advindo do confronto entre o materialismo renascentista e o espiritualismo medieval, compõem o quadro estético do Arcadismo Brasileiro, movimento literário em vigor no século XVII, do qual Gregório de Matos foi um dos maiores representantes.
a) Estão corretas apenas I, II, III e IV
b) Estão corretas apenas I, II e IV.
c) Estão corretas apenas II, III e IV
d) Estão corretas apenas III, IV e V
e) Todas estão corretas.
Qual é a resposta da número 5?
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