sexta-feira, 15 de julho de 2011

Aula 1 - Aspectos Gerais da Literatura



O que é Literatura?

É a arte de criar uma realidade própria, transpondo para o papel os sonhos e fantasias pessoais, tornando-os reais. É também o conjunto de produções literárias de um povo, em determinado local e época.

Com base nesse conceito, passaremos a estudar as bases gerais da literatura, as estruturas e nomenclaturas fundamentais.

1)    FORMA 

Originalmente, quanto à forma, a Literatura manifesta-se de duas formas

a)    PROSA: A expressão “prosa”, em latim, é dita como “proversus” e significa “voltado para frente”. Trata-se de um texto corrido onde cada linha é uma unidade de pensamento chamada parágrafo.
A prosa pode ser curta (contos) ou longa (romance).

b)    VERSO: Consiste no arranjo harmônico das palavras, com a finalidade de se produzir um texto com valores semânticos (significados) ou sonoros.
Os poemas são organizados em versos (cada uma das linhas que constituem uma estrofe).

OBS: O Teatro também é considerado uma forma de expressão literária, pois é composto de narrativa – falas e personagens.



DIFERENÇA ENTRE POEMA E POESIA

Apesar de serem tratadas por muitos como sinônimos, o uso dos dois termos entre os estudiosos apresenta diferenças: 

Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugere emoções por meio de uma linguagem.

Poema: obra em verso em que há poesia
 
Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não.
Poema é um texto escrito em verso compostos por um determinado número de sílabas, que são interrompidas quando atingem um determinado número.
Um grupo de versos forma uma estrofe. Esta recebe uma classificação conforme o número de verso. São elas: Terceto, Quarteto, Oitava, décima e Soneto (Forma fixa de 14 versos agrupados em dois quartetos e dois tercetos – Ex:. Apostila)
Os elementos do verso são:

a)    Métrica:

- Metro é a medida do verso (Conf. Apostila)
- Elisão é a supressão (extinção, eliminação) sílaba átona (não tônica) final do vocábulo, que não são contadas.
- Escandir é o termo utilizado para dividir o verso em sílabas métricas.

Atenção!!!!  Não se esqueçam da dica sobre chamar o verso para descobrir a síliba poética tônica.

Observem o poema “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias

Mi/nha/ te/rra/ tem/ pal/mei/ras, = 7 sílabas

On/de/ can/ta o/ Sa/bi/á; = 7 sílabas

As/ a/vês/, que a/qui/ gor/jei/am,  = 7 sílabas

Não/ gor/jei/am/ co/mo/ lá = 7 sílabas.


b)    Ritmo: É a musicalidade da voz, do verso, do poema num todo.
Os mais comuns são:

- Pentassílabos: 5 sílabas
- Decassílabos: formados por 10 sílabas (poéticas)
- Alexandrinos: formados por 12 sílabas com tônicas na 6ª e na 12ª


c)    Rima: É a repetição dos mesmos sons ou de sons semelhantes no fim de do ou mais versos


2)    GÊNERO
 A Literatura manifesta-se através de três gêneros:
a)    Lírico: São os poemas compostos por poesias, ou seja, texto lírico é aquele dotado de emoção.

b)    Dramático: É composto de textos que foram escritos para serem encenados em forma de peça de teatro. Para o texto dramático se tornar uma peça, ele deve primeiro ser transformado em um roteiro, para depois poder ser transformado em um texto do gênero espetacular.

c)    Épico ou Narrativo: é o ato de narrar ou contar um fato. Toda narração se compõe de dois planos. O (I) Narrador, que é aquele que conta aos ouvintes ou escreve aos leitores uma (II) história, que consiste numa série de acontecimentos que se passam em determinado ambiente que envolvem um ou mais personagens em determinado conflito.
Quanto à estrutura, ao conteúdo e à extensão, pode-se classificar as obras narrativas em romances, contos, novelas, poemas épicos, crônicas, fábulas e ensaios.

I - TIPOS DE FOCO NARRATIVO

1)    NARRADOR ONISCIENTE: È aquele que pode ser comparado a uma testemunha invisível que relata tudo o que acontece, penetra no interior dos personagens. Não se limita apenas em contar os fatos como expectador. A narrativa é feita em 3ª pessoa.

2)    NARRADOR-OBSERVADOR: É aquele que relata os fatos ocorridos, conta o que ocorreu e as ações tomadas pelos personagens. È mero expectador. A narrativa é feita na 3ª pessoa.


3)    NARRADOR PERSONAGEM: Neste caso, o narrador participa da narração e conta o que vivenciou como personagem. Vê os acontecimentos de dentro para fora. A narrativa é feita em 1ª pessoa.

II - ESTRUTURA QUE COMPÕE A NARRATIVA

1)    AMBIENTE: Composto pelo ESPAÇO e TEMPO, portanto onde e quando se passa a história.
AMBIENTE = ESPAÇO + TEMPO

a)    TEMPO: é compreendido sob dois aspectos: O tempo psicológico (idade, fase da vida – É o tempo interior, colocado pela personagem) e tempo cronológico (data, época – Linear, sucedendo-se nos calendários escolhidos e diferenciados em cada uma das culturas).

b)    ESPAÇO: Pode ser externo (rua, sala, prédio) ou interno (que apresenta os limites fechados, ou no mundo íntimo da personagem)

2)    PERSONAGEM: É a criação viva feita pelo autor.
Podem ser Planas ou Simples: São aquelas personagens que mantém um só traço psicológico, sendo caracterizado pela uniformidade dentro da obra. Portanto, apresentam um padrão comportamental constante e previsível.
Podem ser ainda, Esféricas, Redondas ou Complexas: Apresentam um rico mundo interior, surpreendendo pelas contradições. Quanto à ação, dentro da obra são imprevisíveis.

3)    INTRIGA (CONFLITO): É o motivo, o fato gerador da ação, a trama dos eventos em que participam os personagens.

4)    DESFECHO: É o encerramento da narrativa, podendo causar ao leitor diferentes reações (como ocorre na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário