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Aula 2 – Barroco - 09/04/2011
Vídeo Explicativo sobre Barroco, com enfoque no contexto histórico. Confiram!
BARROCO
O Barroco é um Movimento Literário que surge com o conflito entre a Reforma Protestante e a Contra Reforma. Seu objetivo era propagar a religião através de uma arte de impacto, sinuosa, enfeitada ao extremo. Arte altamente contraditória.
Dentro desse período, a literatura brasileira como tal tem os primeiros passos para sua definição, principalmente através de obras jesuítas.
A publicação do poema épico Prosopopéia, em 1601, por Bento Teixeira, é considerado como documento histórico e marco referencial de nossas atividades literárias.
- Contexto Histórico que abarca o Barroco -
Contra-Reforma da Igreja Católica:
Movimento criado no seio da Igreja Católica em resposta à Reforma Protestante iniciada com Lutero, a partir de 1517. Em 1543, a igreja Católica Romana convocou o Concílio de Trento estabelecendo entre outras medidas, a retomada do Tribunal do Santo Ofício (inquisição), a criação do "Index Librorum Prohibitorum", com uma relação de livros proibidos pela igreja e o incentivo à catequese dos povos do Novo Mundo, com a criação de novas ordens religiosas dedicadas a essa empreitada, incluindo aí a criação da Companhia de Jesus. Outras medidas incluíram a reafirmação da autoridade papal, a manutenção do celibato, a criação do catecismo e semináriose, e a supressão de abusos envolvendo indulgências.
Renascimento:
Período marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista.
- Características do Barroco -
- Marco Inicial – Prosopopéia (Bento Teixeira) em 1601
- Estética de Conflitos pela confluência de valores Medievais (Teocentrismo) e valores renascentistas (Antropocentrismo).
- Estilo Opulento, feito de tensão e contrastes
- Tematização da brevidade da vida e angústia existencial
- Uso abundante de Figuras de Linguagem
- Presença de duas Correntes:
1) Cultismo: Valorização dos aspectos externos, sensoriais, formais
2) Conceptismo: Valorização das idéias, raciocínios, argumentação e semântica (significado) das palavras.
- Literatura Descritiva
- Figuras de Linguagem -
- ANTÍTESE: Exposição de Idéias Opostas.
Ex: Amor e Ódio, Sol de Chuva, Deus e Diabo
- PARADOXO: É a aproximação de idéias contrárias.
Ex: Já estou cheio de me sentir vazio.
OBS: Paradoxo se diferencia de Antítese, já que este, tem o objetivo de comparar, enquanto o Paradoxo é uma expressão direta, afirmativa.
Antítese: "Eu sou velho, você é moço."
Paradoxo: "Eu sou um velho moço."
- METÁFORA: Consiste empregar sentido conotativo na comparação de termos
Ex: “Amor é fogo, que arde sem se ver “ (Luiz de Camões)
- HIPÉRBOLE: Consiste em exagerar uma expressão afim de impressionar o interlocutor.
Ex: "Eu chorei rios de lágrimas."
“Você me faz morrer de rir."
- REPETIÇÃO: Repetição de sons consonantais.
Ex: “Vagam nos velhos vórtices velozes”
“Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas” (Cruz e Souza)
· INVERSÃO SINTÁTICA: Ocorre a mudança da ordem direta dos termos na frase (sujeito + predicado + complementos).
Ex: "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante" (Hino Nacional Brasileiro) (ordem direta: As margens do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico.)
- Autores do Barroco –
- GREGÓRIO DE MATOS GUERRA
Poeta baiano, produziu poesia satírica, pornográfica, lírico-amorosa, filosófica e religiosa. Através sobretudo de sua poesia satírica, traça um painel do Brasil Colônia de então. Incorpora características da linguagem popular. Na poesia amorosa, descrevia a idealização da amada e o convite ao prazer amoroso. Na poesia religiosa, tratava do homem pecador x Deus salvador.
- Pe. ANTÔNIO VIEIRA
Português de nascimento. Orador sacro famoso: mas de 200 sermões. Tendência conceptista de estilo. Grande dominador da língua portuguesa. Além de temas religiosos, demonstrou preocupação com assuntos sociais, políticos e econômicos pelo fraco efeito das pregações: O próprio pregador, o ouvinte de Deus.
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